ESTRADAS E VIAS FÉRREAS

(In "Portugal Antigo e Moderno", de Pinho Leal, Vol 11)

Neste concelho de Vila Nova de Foz Côa há hoje as estradas seguintes a macadame:

1. Real, de Celorico da Beira a Moncorvo e Mirandela, tocando em Vila Nova de Foz Côa, lado 0. e na estação do Pocinho, atravessando o Douro na barca daquele nome. Já se acha toda construída, exceptuando alguns quilómetros entre Foz Côa e Longroiva e entre Moncorvo e barca do Pocinho. De Moncorvo deve seguir também para a cidade de Miranda, mas nesta parte complementar tem apenas alguns quilómetros construídos junto de Miranda. É uma. estrada de grande alcance estratégico e de muito interesse para as províncias da Beira e Trás-os-Montes, e deve dar extraordinário movimento á estação do Pocinho.

2. Também real de Vila Nova de Foz Côa para a Pesqueira, medindo cerca de 16 quilómetros. Está em via de construção e é a continuação da estrada real nº 34, do Porto a Barca de Alva.

3. Distrital, entre a freguesia de Almendra e a de Castelo Melhor, na extensão de 5 quilómetros, em via de construção.

4. Municipal, entre a freguesia de Freixo de Numão e a da Touça, na extensão de 4 quilómetros, em via de construção também.

5. Municipal também, entre a freguesia de Cedovim e a da Horta, na extensão de 5 a 6 quilómetros. Em estudos.

Passa também nesta freguesia pela sua extremidade N., N. E., N. O. e O. a linha férrea do Douro, compreendendo na área desta paróquia cerca de 15 quilómetros de via corrente com as seguintes obras d'arte

1. Túnel do Salgueiral, na pendente O. do Monte Meão, baldio desta paróquia. Extensão 60 metros.

2. Túnel do Monte Meão, atravessa de O. a E. o monte deste nome e tem de extensão 730 metros.

3. Túnel da Veiga, no sítio deste nome. Tem de extensão 90 metros.

4. Viaduto do Pocinho, com 3 tramos 2 de 28 metros e 1 de 35, total 81 metros de extensão, Sobrestrutura metálica da fábrica de Eclessin (Bélgica).

5. Estação do Pocinho, de 2ª classe, com a extensão total de 104,20 m., 1 quilómetro a montante do viaduto do Pocinho.

6. Viaduto de Caniviais, 3 arcos com o raio de 7,5m., e a extensão total de 64,20 m.

7. Estação de Foz Côa, de 4º classe, na margem esquerda do Côa. É destinada para entroncamento da ligação do caminho de ferro do Douro com o da Beira Alta, em projecto.

8. Viaduto do Côa, sobre o rio deste nome, nos limites desta freguesia e da de Castelo Melhor. Tem este viaduto 2 vãos de 28 metros e 1 de 35, extensão total 104,2 m. ,e sobrestrutura metálica da fabrica Braine-le-Conte, da Bélgica também.

(Vd. neste volume o artigo Vias Férreas, de pag. 467 a 502, e particularmente as paginas 475 e 476, onde descrevemos todas as obras d'arte da linha férrea do Douro na parte que se acha em construção desde Tua até Fuente de Santo Estevão, entroncamento na linha da Beira Alta, da Figueira a Salamanca, terminus da linha do Douro.)

No formoso e mimoso local da Veiga, (embora bastante doentio) deve desenvolver-se um povoado importante logo que se ultime a linha férrea do Douro e se abra a estação do Pocinho, comum á grande vila de Moncorvo e a Vila Nova de Foz Côa.

Esta vila tem estação própria e mais próxima na foz do Côa, mas deve convergir naturalmente sobre a do Pocinho por estar a N. O. 10 quilómetros a jusante da de Foz Côa e por consequência 10 quilómetros mais próxima do Porto, centro dos maiores interesses desta vila, por ter para ela já construída uma bela estrada a macadame, e por haver ali uma barca de passagem sobre o Douro, que a liga a Moncorvo e á província de Trás-os-Montes.

 

Deve procurar a estação da Foz do Côa unicamente quando tenha interesses a leste sobre a Barca d'Alva, Freganeda e Salamanca.

As obras da linha férrea têm dado muito dinheiro e muito movimento a esta Vila.

Nela se abastecem de diferentes géneros milhares de operários; nela residem alguns engenheiros, empreiteiros e vários empregados e nela montou um francês outro hotel, além do que a Vila já tinha.

Também os empreiteiros aqui montaram um hospital provisório, pois infelizmente a santa casa da Misericórdia desta Vila se extinguiu, há muito, bem como o seu hospital, que esteve na rua do mesmo nome, entre o Campo do Tabulado e a igreja matriz. 


Autorizada a utilização das imagens desde que indicada a sua proveniência.

Faça os seus comentários, sugestões e críticas.

Ajude-nos a melhorar

Comments: 0